Hospitalcuf nomeado para prémio mundial de arquitectura

O hospitalcuf Porto está na lista dos seis nomeados mundiais para o maior concurso de arquitectura do mundo pela distinção do seu projecto arquitectónico: WAF – World Architecture Festival, que se realiza em Novembro deste ano em Barcelona.

A lista dos melhores projectos mundiais finalistas deste concurso foi divulgada esta semana, e entre os nomeados constam 3 gabinetes de arquitectura portugueses. O maior destaque para Portugal vai para o gabinete Manuel Ventura & Associados com uma nomeação, na categoria Edifícios de Saúde, com o hospitalcuf porto. Este localiza-se na Estrada da Circunvalação, nas imediações do Parque da Cidade na zona ocidental do Porto. Possui 25.000m2 de área hospitalar, 3500m2 de áreas técnicas, 17.300 m2 de estacionamento para 500 lugares. Tem uma capacidade de internamento de 148 camas, 1 bloco cirúrgico com 8 salas de cirurgia e 1 bloco dedicado à Obstetrícia com 3 salas de cirurgia. Está equipado com toda a tecnologia de ponta nas áreas de imagiologia e diagnóstico.

O edifício, bastante compacto, é composto por dois corpos volumétricos sobrepostos. O volume superior é revestido a vidro e aço e está deslocado, com um balanço de 8 metros, sobre o corpo mais opaco, em betão, que forma a base. O volume superior alberga sobretudo segmentos do programa de utilização do público em geral, nomeadamente o Internamento, enquanto na base se localizam os sectores mais técnicos, de diagnóstico e intervenção médica e cirúrgica. De salientar o grande átrio que se acede a partir da entrada que permite a entrada de luz natural. É um espaço que permite uma visão global do edifício, com uma praça interior.

[portfolio_slideshow nav=false]

Responsável pelo projecto: MVentura & Associados-Arquitectos. Dono de obra: José de Mello Saúde Produtos aplicados: Primário Cinolite HP, Cináqua, Vinylmatt, C-Cryl S410 HB e Esmalte Quick Drying. Aplicador CIN: Facepinta Construtor: Casais/Mota Engil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *