“O Bege Alcântara é uma cor «amiga»”

Ser-se color adviser é ser confrontado com várias dúvidas por quem pretende escolher a cor certa. Contudo, existem muito truques que podem ser úteis; existem cores que podem fazer a diferença. Maria João Rocha, designer de interiores, que esteve com a CIN no projecto Pintar Antes de Pintar, elege o Bege Alcântara da CIN como uma cor que, “por ser consensual” pode ser “amiga” de todas as outras cores que venham a ser usadas na decoração do espaço.

1) Se pudesse dar um só conselho sobre cor a todos os portugueses, qual seria? Proponho o uso de uma cor que, não sendo um branco, é muito consensual e funciona como um básico: o Bege Alcântara E337. Produz ambientes muito acolhedores e, sendo uma óptima receptora, é uma cor “amiga” de todas as outras cores que venham a ser usadas na decoração do espaço. Coordena ainda muito bem com o branco usado normalmente nos tectos.

2) Quais os principais probelmas/questões que as pessoas colocam a um color adviser? Uma das dúvidas que considero ter sido mais frequente nas acções de color advisor é relativa à cor base mais adequada para aplicar em toda a casa. No caso de já ter a casa pintada com uma cor base, as pessoas querem muito saber que outras cores podem usar na combinação para demarcar ambientes, pintando uma parede ou um apontamento de cores diferentes. Outra questão prática que as pessoas colocam é, trazendo uma amostra da sua cor preferida, qual a referência exacta da tinta CIN para obter o resultado pretendido. Existe uma enorme variedade de tons e, muitas vezes, as pessoas querem um tom muito específico.

3)  As tendências de cor mudam todos os anos. É possível estar na moda sem repintar constantemente um espaço?  Sim, é possível não repintar constantemente os espaços. O truque está em optar por uma cor que “conspire” com todos os elementos integrados (arquitectónicos, decorativos) e principalmente com a luz existente. É ainda necessário ter em conta a orientação cardeal da habitação (ex: se for orientada para norte, deverão ser utilizadas cores luminosas). Por todos estes aspectos, a escolha deverá recair numa cor intemporal e insuspeita, usando os Brancos da CIN.

Uma resposta a ““O Bege Alcântara é uma cor «amiga»”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *