Pensar verde. Pintar verde.

cindecor-8out

Na hora de pintar a casa, são precisos apenas alguns pequenos gestos para poupar dinheiro e contribuir para diminuir a sua pegada ecológica, reduzindo o consumo de recursos naturais e o gasto de energia. Estas são as dicas verdes da CIN que vão ajudar o ambiente:

Antes das pinturas
– Antes de comprar a tinta, estime a quantidade que vai precisar com a Calculadora da CIN e evite sobras. Diga não ao desperdício!
– Opte por cores claras e/ou com brilho para trazer mais luminosidade à divisão. As tintas claras e/ou brilhantes reflectem a luz do sol, evitando que utilize a luz artificial em excesso.

Durante as pinturas
– Utilize sempre um tabuleiro de tinta, além de ser mais prático, evita estragar a tinta pintando directamente da lata, pois o pincel pode estar um pouco sujo.

Recomendamos utilizar um tabuleiro de cartão reciclado e biodegradável. Ao terminar basta colocar o tabuleiro no ecoponto, desta forma, não gasta água e recicla material.
Se utiliza tabuleiros tradicionais, aconselhamos a forrá-los com um saco plástico antes de colocar a tinta. Assim, na hora de arrumar, é só reciclar o saco, o tabuleiro está limpo sem precisar de gastar água.

Depois das pinturas
– No final das pinturas, para lavar os rolos e as trinchas tenha em atenção o tipo de tinta. Se for de base aquosa, lave-os com água preferencialmente num recipiente e não com a água da torneira a correr. Se a tinta for de base solvente, tem de usar diluentes que infelizmente libertam COV. Para minimizar a quantidade usada destes agentes de limpeza, recomendamos que antes de lavar os acessórios, escorra bem toda a tinta em excesso, utilizando um jornal, reciclando-o depois de forma responsável.
– Se sobrar tinta não deite fora, feche muito bem a lata e utilize para fazer pequenos retoques ou apontamentos no quarto dos miúdos, por exemplo.
– Guarde as tintas num local ameno, evite colocar junto a aquecedores, locais onde incida o sol ou, por outro lado, que sejam demasiados frios.
– Se não quiser guardar a tinta, pode sempre doá-la a instituições de solidariedade social. As novas cores serão sempre bem recebidas por estas comunidades.
– Recicle sempre as latas vazias no ecoponto mais próximo, sejam metálicas ou plásticas. Recicle também os catálogos que não utilizar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *