Por onde começar

Closeup top view of a couple painting walls of their new apartment with paint rollers. Both are painting the same wall in green, having fun during decoration. Wide angle view.

Sabia que… existe uma ordem certa para pintar uma divisão? Convém começar a pintar de cima para baixo. 😉

Comece pelo tecto
Pinte os ângulos formados pela parede e o tecto com um pincel pequeno. Pinte o tecto com uma trincha ou rolo (de preferência com uma vara extensível), começando pela zona mais próxima da janela. Assim poderá ver melhor, em contraluz, as falhas de tinta e irregularidades da pintura e corrigi-las. Deixe secar bem antes de aplicar uma segunda demão.

Continue pelas paredes
De preferência, retire os espelhos dos interruptores da luz e das tomadas de corrente, mas também pode optar por protegê-los cobrindo-os com fita lisa, bem como todas as áreas que não deseje pintar. Com uma trincha pinte os ângulos formados pelas paredes, à volta das portas e janelas e junto dos rodapés. Use um rolo para pintar as grandes superfícies, dando duas passagens cruzadas para estender bem a tinta, primeiro horizontalmente e depois no sentido vertical. Deixe secar bem antes de aplicar a segunda demão, tendo em atenção o tempo necessário a aguardar antes de repintar, segundo informação na embalagem.

Pinte as janelas ou portas
Pinte as janelas e portas com pincel ou trincha. Proteja os vidros com fita lisa e papel. Comece pelas superfícies verticais e depois as horizontais. Tenha o cuidado de não deixar que a tinta ao secar impeça o funcionamento das dobradiças e dos fechos. Deixe a janela aberta até secar completamente.
Abra bem a porta e comece a pintar de cima para baixo cruzando as passagens com a trincha. Se a porta for lisa pode pintar com o rolo, mas se tiver adornos com reentrâncias e saliências utilize para esses pontos um pincel fino, procurando não deixar grande camada de tinta, a fim de evitar escorridos e acumulações. Tenha o cuidado de não molhar demasiado o pincel, a trincha ou o rolo, para evitar que a tinta escorra ou pingue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *